quarta-feira, julho 01, 2009 Comment0 Comments

Um exemplo de viral.

Segundo a Wikipédia, o Marketing Viral é:

"De forma mais geral, o marketing viral se utiliza as vezes para descrever algumas classes de campanhas de marketing baseadas na internet, incluindo o uso de blogues, de sites aparentemente amadores, e de outras formas de astroturfing para criar o rumor de um novo produto ou serviço. O termo "publicidade viral" se refere a idéia que as pessoas passarão e compartilharão conteúdos divertidos. Esta técnica muitas vezes está patrocinada por uma marca, que busca construir conhecimento de um produto ou serviço. Os anúncios virais tomam muitas vezes a forma de divertidos videoclipes ou jogos Flash interativos, imagens, e inclusive textos."


No início do mês a AmBev começou a veicular um filme sobre o Guaraná Antarctica que mostrava que para cada ocasião havia uma embalagem adequada do produto -- de latinha à garrafa de 3,3 litros. No meio do filme, um Godzilla aparecia diversas vezes. Até aí, nada demais. Só que a fabricante de refrigerante decidiu criar um viral em cima da campanha. Chamou seu garoto-propaganda, Ronaldo, e gravou uma espécie de making of em que o jogador aparecia tirando a fantasia de Godzilla (para entender a sacada é mais fácil e bem mais legal você assistir o vídeo abaixo do que ler minha explicação...). Aí, colocou o vídeo no Youtube no começo desta semana e rapidamente o filme virou uma febre. Segundo a assessoria de imprensa da AmBev, ontem às 17h o vídeo se tornou o mais assistido do mundo (já foram quase 400 000 exibições) e foi parar na home page de jornais internacionais como El Mundo Deportivo (Espanha), do El Comercio (Peru) e Gazetta Dello Esporte (Itália).

Vi no Portal Exame.

0 comentários:

Postar um comentário